Início » Cidades » Matrícula Fácil Recife 2021: Como Fazer Online, Requisitos, Documentos

Matrícula Fácil Recife 2021: Como Fazer Online, Requisitos, Documentos

Moradores de Recife, capital de Pernambuco, possuem a comodidade de poderem realizar a inscrição de seus filhos tanto na rede municipal quanto na estadual através de sites desenvolvidos pela Prefeitura de Recife e pelo Governo de Pernambuco.

Se você está querendo saber como realizar a matrícula de seus filhos na rede municipal ou estadual neste ano de 2021 no município de Recife, confira este guia completo que preparamos para você, com todas as informações pertinentes ao processo de cadastramento e efetivação da matrícula.

Como funciona Matrícula Fácil Recife 2021?

A matrícula online em Recife, tanto para alunos que visam ingressar na rede municipal, quanto na rede estadual, tem por objetivo modernizar e facilitar o ingresso do estudante na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio.

As matrículas para a rede municipal, ou seja, para a educação infantil e para o ensino fundamental, são realizadas através de um portal criado pela Prefeitura de Recife.

Já para o ensino médio (rede estadual), as inscrições precisam ser realizadas através de uma plataforma desenvolvida pelo governo do estado de Pernambuco. Em ambos os casos, a matrícula é rápida e gratuita, chamada também de matrícula web.

A inscrição online, entretanto, é apenas a primeira etapa do processo. Uma vez inscrito, os pais ou responsáveis legais pelo estudante deverão comparecer presencialmente na instituição, a fim de entregar a documentação e oficializar a matrícula.

Quem deve se matricular?

Matrícula Fácil Recife 2021: Como Fazer Online, Requisitos, Documentos

Ambos os cadastramentos são destinados a alunos que ainda não estão matriculados no ensino fundamental ou médio, ou seja, estudantes novos ou transferidos de outros lugares.

Isto é, aqueles que já estão matriculados não precisam realizar a matrícula novamente, pois esta é feita automaticamente pela escola. Esse procedimento é comum nas matrículas brasileiras, como é o caso da matrícula Goiânia.

Tendo isso em mente, confira a seguir as idades com as quais os estudantes precisam ser matriculados em cada uma das modalidades de ensino.

  • Educação Infantil: crianças entre 0 e 3 anos (creche) e 4 e 5 anos (pré-escola), conhecido também como o processo de matrícula CEI,
  • Ensino Fundamental: crianças a partir de 6 anos completos ou crianças que vão completar 6 anos até o meio do ano em questão (convém informar-se diretamente com a escola),
  • Ensino Médio: jovens, geralmente entre 15 e 18 anos, que terminaram o ensino fundamental,
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): destinada a jovens e adultos entre 15 e 18 anos que ainda não completaram o ensino fundamental e para cidadãos a partir de 18 anos que não completarem o ensino médio.

Documentos necessários

Matrícula Fácil Recife 2021: Como Fazer Online, Requisitos, Documentos

Uma vez inscrito, os pais ou responsáveis legais dos alunos menores de 18 anos deverão comparecer à escola ou o colégio no qual o estudante foi pré-inscrito para oficializar a matrícula, munidos de determinada documentação.

Para a matrícula na rede municipal de ensino, os documentos exigidos são os seguintes:

  • Certidão de nascimento do estudante (original e cópia),
  • 2 (duas) fotos 3×4 recentes do(a) estudante,
  • Carteira de vacinação,
  • Carteirinha do SUS (original e cópia),
  • Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, por exemplo, original e cópia),
  • Documento de transferência de escola (caso o estudante esteja sendo transferido),
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis (original e cópia).

Para estudantes maiores de idade que estão retornando ao ensino fundamental, a única diferença na documentação é a de que o RG e o CPF precisam ser deles mesmos, e não dos pais ou responsáveis.

Já para a matrícula na rede estadual, os documentos solicitados são os seguintes:

  • Número de Inscrição do Cadastro Escolar (conseguido ao realizar a inscrição on-line),
  • Certidão de nascimento/casamento (original e cópia),
  • Comprovante do tipo sanguíneo e fator RH (original e cópia),
  • Documento de transferência de colégio (no caso de estudantes transferidos),
  • Comprovante de residência com CEP (original e cópia),
  • 1 foto 3×4 recente,
  • RG e CPF do estudante (original e cópia),
  • Documento de identificação dos pais ou responsáveis (original e cópia).

Prazos Matrícula Fácil Recife 2021

Matrícula Fácil Recife 2021: Como Fazer Online, Requisitos, Documentos

Os prazos de matrícula para o ano de 2021 em Recife ainda não foram divulgados pela Secretaria de Educação. Porém, o calendário de matrículas costuma ser o seguinte no município:

Rede municipal

  • Cadastramento escolar na rede municipal: do início ao final de dezembro,
  • Efetivação da matrícula na rede municipal: no início de janeiro.

Rede estadual

  • Cadastramento escolar na rede estadual: do final de novembro ao final de dezembro,
  • Efetivação da matrícula na rede estadual: na primeira quinzena de janeiro, presencialmente no colégio da rede estadual escolhido.

Cadastro Rede Municipal Recife 2021

O cadastramento online na rede municipal, etapa necessária para dar início ao processo de matrícula, deve ser realizado no portal Matrícula Online, da Prefeitura de Recife.

Em época de cadastramento, o site é atualizado e um botão de inscrição é disponibilizado nele.

O cadastramento consiste basicamente em preencher um formulário, com diversas informações relacionadas ao estudante e à sua família.

Após a inscrição, os pais ou responsáveis devem comparecer diretamente na escola ou na creche para confirmar a matrícula, entregando a documentação mencionada anteriormente.

Cadastro Rede Estadual Recife 2021

Já o cadastramento online na rede estadual precisa ser feito através do portal Matrícula Rápida, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco.

Acessando o site no período de cadastramento, haverá um botão chamado “faça sua inscrição”, como mostrado na imagem abaixo.

Matrícula Fácil Recife 2021: Como Fazer Online, Requisitos, Documentos

 

Clicando nele (primeiro botão na imagem acima), você será redirecionado para uma página com um formulário a ser preenchido.

Após a inscrição, os pais ou responsáveis pelo estudante deverão comparecer presencialmente ao colégio escolhido para entregar a documentação e confirmar a matrícula, em data a ser ainda divulgada.

Comente