Início » Cidades » Matrícula Fácil 2021: Inscrição, Calendário, Como Funciona e Quem Tem Direito

Matrícula Fácil 2021: Inscrição, Calendário, Como Funciona e Quem Tem Direito

O sistema de Matrícula Fácil 2021 vem alcançando ainda mais estados brasileiros pela rapidez e facilidade na hora de matricular os filhos nas escolas públicas. Principalmente porque o processo pode ser feito pela internet diretamente na rede de escola pública, basta ter os documentos necessários em mãos ao realizar a matrícula e demais informações necessárias para o processo seletivo.

Por meio do Matrícula Fácil, não é mais necessário permanecer horas em filas na frente de escolas: basta ter acesso à internet. A matrícula escolar nunca foi tão fácil de se inscrever e garantir uma vaga, seja no colégio militar, na rede estadual, no ensino fundamental médio ou demais possibilidades no processo de inscrição.

Confira as informações essenciais sobre o Matrícula Fácil 2021, como funciona, quem tem direito, como fazer as inscrições e muito mais! Aqui você fica por dentro de como realizar matrícula de seu filho pela internet, sabe como se inscrever na rede de ensino, quais são os documentos necessários antes de ir até escola e muito mais para 2021 provas.

Como funciona o Matrícula Fácil 2021?

O portal Matrícula Fácil não é recente – ele já existe há anos em alguns estados brasileiros, por isso muitas pessoas podem não estar cientes de sua funcionalidade. A matrícula presencial ainda é necessária, porém, pode fazer a pré matrícula escolar de seu filho ou de seus filhos rapidamente pelo site oficial ou ir até a escola e efetuar diretamente a matrícula presencial.

O site conta com um ambiente que permite a inscrição do aluno/filho através do passo a passo indicado na plataforma, selecionando a escola e o ano letivo que o estudante irá cursar, o que é ótimo para novos alunos que ainda não estão matriculados na rede pública de ensino.

Depois, deve-se preencher um formulário de inscrição e confirmar a vaga através da entrega da documentação (isso será presencial, obrigatoriamente). Ou seja, primeiro é preciso fazer a inscrição da matrícula escolar na escola pública por meio do site oficial, em seguida, depois dos resultados da matrícula, os documentos devem ser entregues para então, a confirmação da matrícula.

O Matrícula Fácil 2021 conta com algumas modalidades, isto é, são tipos de inscrição que podem se encaixar melhor na situação do aluno. Isso deve ser levado em conta na hora de matricular-se, pois precisa-se selecionar a categoria correta. Assim, seu filho está nas inscrições do colégio corretas na hora de efetuar sua matrícula, principalmente para 2021 provas de ingressar em instituições concorridas, como é o caso do colégio militar, por exemplo.

Matrícula Fácil 2021: Inscrição, Calendário, Como Funciona e Quem Tem Direito

Veja as formas de inscrição que existem por meio do Matrícula Fácil, como fazer inscrição e o que é importante prestar atenção:

  • Primeira matrícula: o processo de primeira matrícula é mais longo para os alunos que nunca se inscreveram pelo site, pois precisam preencher todas as informações necessárias. O formulário é extenso,
  • Renovação de matrícula: estudantes de escolas pública que desejam continuar estudando na mesma escola, já contam com renovação automática de matrícula.

Só será necessário apresentar a documentação para confirmação de dados. Alguns estados possuem diferenciação nesses documentos, fazendo a maior diferença no resultado da matrícula realizar através do site, sem ter que sair de casa.

Matrícula Fácil 2021: Inscrição, Calendário, Como Funciona e Quem Tem Direito
  • Inscrição continuada: é um tipo de matrícula que geralmente acontece entre alunos que estão saindo do Ensino Fundamental I para o II e do Fundamental II para o Ensino Médio, sendo mais simples do que demais inscrições de colégio comuns.

Nesses casos, o estudante precisa fazer uma inscrição continuada dentro do site do Matrícula Fácil para outra escola. Tudo isso é feito em uma página apenas, facilitando o processo seletivo e também a inscrição de vagas pelo processo de inscrição.

  • Transferência escolar: tipo de matrícula específica para estudantes da rede pública que desejam trocar de escola. O processo é simples, pois se faz apenas uma transferência de dados escolares.

Lembrando que a matrícula em escolas próximas de sua residência tem mais vantagem quando na aprovação em meio a disputa por vagas, facilitando o processo seletivo de matricular seu filho ou seus filhos, seja na rede estadual ou municipal ou também, no caso do colégio militar.

Além disso, crianças com algum tipo de deficiência também têm maior vantagem na hora de conseguir as vagas em aberto, pois possuem preferência na hora da inscrição, facilitando as inscrições do colégio pelo aluno e todas as pessoas que precisam esperar pelo resultado da matrícula.

Inscrições Matrícula Fácil 2021

Matrícula Fácil 2021: Inscrição, Calendário, Como Funciona e Quem Tem Direito

O sistema do Matrícula Fácil 2021 não está presente em todos os estados brasileiros ainda, isso é, verifique quem pode fazer as matrículas 2021 onde você mora ao entrar no site, caso tenha dúvidas. Por isso, você precisa verificar se o seu estado está na lista:

Dentro do site do Matrícula Fácil (o site também pode ser o da Secretaria da Educação do Estado em que você reside), você só precisa fazer sua inscrição, preenchendo os dados do aluno e dos pais ou responsáveis. Garantindo assim a vaga de novos alunos  dentro do calendário de inscrições, principalmente para matricular seu filho ou outro responsável legal, aguardando os resultados na hora de fazer a consulta.

Depois, deve-se escolher uma escola e ano letivo para terminar a inscrição. O que é possível de fazer rapidamente no site de matrículas 2021, basta que fique de olho no cronograma da prova (se ela existir) e o que será preciso para se garantir em uma vaga.

A Matrícula Fácil 2021 é uma forma de reservar sua vaga rapidamente em 2021 inscrições e por meio de provas ingressar no ensino fundamental ou médio e demais possibilidades que os estados possuem de escolaridade, basta ficar de olho na inscrição e vagas disponíveis.

Imprima o código de confirmação de sua inscrição. Esse código é fundamental na hora de se apresentar presencialmente na escola escolhida para efetivar a matrícula, ok? Principalmente se o seu caso for a lista de espera 2021 inscrições. Veja mais abaixo sobre o calendário de inscrições e o que será preciso ficar atento para que não tenha demais problemas.

Calendário Matrícula Fácil 2021

Matrícula Fácil 2021: Inscrição, Calendário, Como Funciona e Quem Tem Direito

Não existe um calendário oficial e único para o Matrícula Fácil 2021, pois cada estado brasileiro determina o seu período de inscrições para o ano letivo. Assim, é possível saber mais na instituição de rede municipal de quem pode pelas provas ingressar e inscrever na matrícula fácil.

A nossa dica é que você acesse o site do Matrícula Fácil de seu estado e fique de olho na abertura das inscrições, principalmente se você está de olho na lista de espera da matrícula.

Uma outra dica nossa: geralmente os meses de dezembro e janeiro são os mais comuns para a abertura da matrícula, então você já sabe quando o foco deve ser maior! Fique de olho para se inscrever na matrícula.

Comente