Início » Cidades » Matrícula CEI 2021 – Requisitos, Como fazer e Documentos

Matrícula CEI 2021 – Requisitos, Como fazer e Documentos

A matrícula CEI 2021 é destinada para a educação infantil em período integral. Também pode ser chamada de creche, pois são aceitas crianças de 0 a 4 anos.

Essa fase é conhecida como a primeira infância na vida das crianças, é um momento muito importante no processo de aprendizagem e também na construção da identidade.

Quem pode fazer Matrícula CEI 2021?

O público-alvo das CEIs são as crianças de 0 a 4 anos. Dentro dessa faixa etária, algumas unidades atendem de 3 meses a 4 anos, enquanto que outras de 0 a 3 anos e 11 meses, por isso também é conhecida como Matrícula Creche!

Quem pode fazer Matrícula CEI 2021?

Ou seja, é importante consultar a CEI mais próxima de sua casa para saber os requisitos da mesma.

O período de estudo é integral, com horário de atendimento é das 7h30 às 17h30. O objetivo é cuidar das crianças enquanto os pais desenvolvem suas atividades laborais.

A responsabilidade do CEI é garantir que as crianças sejam bem cuidadas. Todas as atividades são previamente analisadas por uma equipe pedagógica que prioriza a criação de um espaço de convivência que proporciona a mesma um desenvolvimento saudável.

Através dos CEI as crianças vão aprender a se comunicar, se expressar e reconhecer novas linguagens.

Quais localidades tem CEI?

O CEI – Centro de Educação Infantil é um projeto muito presente no estado de São Paulo, especialmente nos bairros da capital.

Para saber se existe um CEI perto de você, basta ligar no 156 e todas as informações serão repassadas, ou se preferir, pesquise pelo site.

Como fazer Matrícula CEI 2021?

Como fazer Matrícula CEI 2021?

A matrícula CEI pode ser solicitada em qualquer época do ano, não existe um período específico.

Os pais que desejam inscrever seus filhos no CEI conveniado com a Prefeitura Municipal de São Paulo precisam comparecer a unidade escolhida. Nesse portal é possível ter acesso a todas unidades.

Também é possível verificar a questão da Matrícula Fácil de São Paulo, caso não esteja mais na idade indicada. A aceitação das crianças de 0 a 4 anos para o CEI são feitas conforme a fila.

O que acontece é que todas as crianças cadastradas vão para um sistema informatizado onde todas elas são classificadas pela data de inscrição e também por faixa etária.

É a Secretaria Municipal de Educação que realiza a seleção das crianças que vão entrar para o CEI de acordo com a disponibilidade das vagas.

A prioridade é sempre dada para as crianças que residem no município de São Paulo e somente depois as crianças residentes em outros municípios serão atendidas.

Os pais podem acompanhar todo o andamento da fila através desse canal: basta digitar o protocolo ou dados solicitados e todas as informações aparecerão na tela.

A listagem prioriza a Matrícula CEI 2021 de crianças para berçários em unidades que ficam apenas a 1,5 km de distância do endereço de moradia informado. No caso dos outros grupos de faixa etárias, a distância pode chegar até 2 quilômetros.

Quem pode fazer Matrícula CEI 2021?

Para aumentar as chances de conseguir vagas, os pais podem informar outro endereço de algum familiar, dessa forma ela concorrerá a vagas em dois lugares.

Vale lembrar que o sistema sempre vai disponibilizar vagas conforme agrupamento de faixa etária da criança, mas sempre respeitando a unidade indicada como preferencial.

Assim que houver abertura de uma vaga, a unidade escolar tem até 3 dias para entrar em contato por telefone com a família para fins de efetivação da matrícula. Caso a família não tiver mais interesse na vaga, é fundamental que eles compareçam na unidade que abriu a vaga para formalizar a desistência.

Por fim, a matrícula CEI que não for efetivada pelos pais no prazo de 10 dias após a abertura da vaga em uma unidade escolar, será cancelada e a criança perde a oportunidade.

Caso houver interesse novamente, é necessário reativar o cadastro pessoalmente em uma unidade de ensino de educação infantil. Porém, vai entrar na fila, não havendo privilégios.

Documentos necessários

Quem pode fazer Matrícula CEI 2021?

No momento da inscrição para o CEI, os pais devem apresentar os seguintes documentos:

  • RG ou Certidão de Nascimento da criança (deve se levar o original e a cópia simples),
  • Comprovante de residência (é válido conta de água, luz, telefone, gás),
  • Documento de identificação dos pais ou responsáveis (pode ser RG, passaporte, CNH, carteira de trabalho),
  • Número de telefone e e-mail de contato.

Se tiver mais dúvidas sobre as etapas para fazer a matrícula CEI 2021, ligue para o número 156 da Prefeitura Municipal de São Paulo ou compareça em uma das unidades do CEI pessoalmente.

Comente